terça-feira, 7 de junho de 2011

retirado:http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/06/07/turismo-geek-o-lugar-onde-o-vale-do-silicio-nasceu/?topo=13,1,1,,,13
O lugar onde o Vale do Silício nasceu

Eu e o lugar onde o Vale do Silício nasceu. Foto: Rafael Azambuja

Com a história de que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, só come carne de animais que ele próprio mata, fiz um post no final do mês sobre hábitos estranhos de algumas celebridadas do Vale do Silício.

Volto ao tema do Vale do Silício, desta vez, para falar um pouquinho da história deste lugar.

Trata-se de uma região entre San Francisco e San José, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, que ganhou a fama de “Vale do Silício” por ter sido berço de empresas como HP, Google, Apple, Yahoo!, entre tantas outras hoje gigantes da tecnologia.

Para citar apenas algumas das empresas localizadas naquela região: a Apple fica em Cupertino, o Google, em Mountain View. Em Sunnyview, o Yahoo!. San José é sede da Cisco e do eBay. Intel e Sun Microsystems ficam em Santa Clara. Em Reedwood, está a Eletronic Arts (EA). Mais ao norte, em San Francisco, pertinho do Museu de Arte Moderna, fica o QG do Twitter. O Facebook nasceu no outro lado dos EUA, em um dormitório de Harvard, mas hoje tem sede em Palo Alto e está de mudança para a vizinha Menlo Park ainda neste ano.

O Vale do Silício, porém, nasceu no número 367 da Addison Avenue, uma simpática e arborizada rua residencial na cidade de Palo Alto, pertinho do campus da Universidade de Stanford. Para ser ainda precisa, o Vale nasceu na garagem da foto abaixo:

Foto: Vanessa Nunes, blogdavanessa.com

Foi lá que Bill Hewlett e Dave Packard começaram a fazer o seu negócio – a HP – acontecer a partir de 1938. Em 1940, a HP foi para uma sede maior, mas, em 2000, readquiriu a propriedade onde tudo começou e depois a reformou. Infelizmente, o local não é aberto à visitação pública.

A garagem é até listada no Registro Nacional de Lugares Históricos e há uma placa em frente à propriedade informando que ali foi o “nascimento do Vale do Silício”.

Foto: Vanessa Nunes, blogdavanessa.com

O texto explica que a ideia para tal região originou-se com Frederick Terman, um professor da Universidade de Stanford que encorajava seus alunos a começarem suas próprias companhias de eletrônicos naquela região em vez de irem para estabelecidas empresas no Leste. Os dois primeiros estudantes a seguir seu conselho foram Hewlett e Packard.

Para quem quiser conhecer mais sobre essa história, a HP mantém uma página (em inglês) dedicada à garagem, com fotos, vídeo e bastante informações históricas.

A propósito, quem aí tem outras dicas/experiências de turismo geek para compartilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.