sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DICA: Utilização da Bateria no Notebook e no Eee PC

Uma informação relevante é, baterias são itens perecíveis, ou seja, possuem um tempo de vida útil que com o uso tende a ir se reduzindo (como acontece com um celular), para maximizar a vida útil algumas recomendações devem ser tomadas. Apenas períodos abaixo de 1 hora de duração, por exemplo 45 minutos, e seguindo os procedimentos à seguir, são considerados incomuns durante a garantia da Bateria, que são de 6 meses no caso de Eee PC e 1 ano no caso de Notebooks. Esta garantia é válida para produtos distribuidos e comercializados oficialmente no Brasil, identificado pelo Número de Série do produto.

Para a Bateria:

1 - Na primeira carga da bateria, a mesma deve ficar carregando de 8 à 12 horas ininterruptas, dependendo do produto(o tempo é informado no Manual do Equipamento) e de maneira completa, sem o uso simultâneo do produto(com o mesmo desligado).

2 - Exercite a bateria, carregue-a totalmente com frequência (2 vezes por semana à no mínimo 1 vez a cada 3 meses), trabalhe somente com a bateria (sem a fonte conetada) até a bateria chegar a um nível crítico. O nível crítico é avisado pelo sistema operacional em um ícone que aparece no systray(bandeja do sistema, próximo ao relógio da barra de inicialização), geralmente avisado em 10% da carga restante. Em seguida conecte o equipamento na alimentação e continue com o uso regular.

3 - Nunca deixe o produto muito tempo sem uso, e principalmente nunca deixe-o com a bateria descarregada.

4 - Muito cuidado com a exposição do produto a altas ou baixas temperaturas (não superior a 29ºC ou inferior a 9ºC)

Porém o produto pode chegar até o tempo prometido, somente em modo de economia de energia máximo, visto que o tempo é prometido em “até X horas”, ou seja, não é sempre e depende do uso e de hardwares que estão ativados no momento do uso, isso quer dizer...

Plano de energia no sistema operacional, configurado para máximo personalizável:

1 - Configurar o Monitor(LCD), para se desligar quando ocioso, no menor tempo possível;

2 - Configurar o Disco Rígido, para se desligar quando ocioso, no menor tempo possível;

3 - Configurar o Brilho do Display, para o menor, mas ainda visível;

4 - Deixar desplugado qualquer dispositivo USB, como Mouse, Pendrive, Cartão de Memória e Bluetooth;

5 - Desativar quando não em uso, o Wireless e Bluetooth.

A observância destas dicas tende a aumentar o tempo de duração e vida útil do produto.

Espero tê-lo ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.