Retirado do site Bruno9988.Wordpress.com
Este post está relacionado com problemas no Modem D-Link 500B. As informações que aqui contém eu tirei da internet e outras foi por experiência própria. O post será editado sempre que uma informação nova e útil for encontrada seja nos comentários abaixo ou em outros fórums.
Lembre-se: A cada alteração nas configurações do modem não esqueça de clicar em Management “Save/Reboot”
O B do “DSL-500B“ é de Broadcom
Aqui tem um emulador do firmware do 500B
Telemar: VPI:0 VCI:33
GVT: VPI:0 VCI:35
-> Led ETHERNET apagado?
- Solução: Verifique se os cabos estao bem conectados -
- Resete o modem por 10 segundos e desligue por 30 segundos
- Verifique se a placa de rede esta ativada
- se for possivel inverta as pontas do cabo de rede (amarelo ou azul)
- Testar cabo de rede pra ver se está Ok.
- Afastar dos fios de energia
-> LED ADSL apagado?
- Solução: Resete o modem e verifique o LED ADSL
- Alterar modulação do Modem
- Inverta as pontas do cabo ADSL (telefone)
- Desligue o modem por 30 segundos
- Sinal chegando muito fraco (fica piscando o LED)
- Se após tudo isso nao der certo, realizar atualizaçao do firmware (www.dlink.com.br/suporte)
-> Queda de Conexão:
- Solução: Temperatura do Modem (AQUI)
- Atualizar Firmware (AQUI)
- Modulação
- Modem Travando (Análisar o topico de modem travando e desabilitar as funções lá)
- Problemas com Atenuação e SNR Margin (logo abaixo)
- Deixar Estabilizador Ligado do computador pra ver se ele perde a conexão (roteamento) ao desligar
- Analisar os Pings pra ver se quando perde a conexão cai e o modem não consegue estabelecer mais a conexão
- Velox detectando que está com numero empresarial ou está em modo router (Ja li sobre isso em algum canto, mas nao lembro onde)
- Trocar Filtro de linha (de todos os telefones, lembrando que no modem nao pega o microfiltro - filtro de linha)
- Observar se a internet cai apos algum outro PC se conectar na internet ou abrir algum programa, como exemplo o Skype ou Emule
- Desconectar os tels da tomada e ver se vai cair a internet
- Os outros PC´s ficam sem internet quando você ta baixando um arquivo ou vendo video no Youtube? Se for um roteador que estiver discando, analisar o QoS dele e do modem. Deixar só um ativo
-> Modem Travando?
- Reinicie o modem e verifique o uso de memória do mesmo via telnet, através do comando sysinfo.
- Desative alguns serviços do modem (Só desative os que você não for usar, se não sabe quais os que usa então pode seguir a sequencia ai)
- QOS (que fica nas configurações da conexão Wan)
- Management -> System log Configure Systemlog -> Disable
- Management -> SNMP Agent -> Disable
- Management -> Internet Time -> Desmarca “Automatically synchronize with Internet time servers”
- Management -> Access Control -> Deixa só o HTTP habilitado no Lan e Wan
- Temperatura…Esquentando d+
-> Modem não conecta:
- Solução: Analisar o Devaice INFO, Pode aparecer no status PPPdown ou Autentication Failure, ambos podem ser usuario ou senha errados
- Desativa o DHCP Server e tente sincroniza-lo (ou seja, conectar)
-> Alterar modulação do 500B
- Solução: Advanced Setup > DSL > DSL Settings – Deixar habilitado só o “G.Dmt Enable”, caso nao funcione habilite “G.Lite Enabled” > Managemente > Save/Reboot (Caso nao pegue uma tente a outra caso nenhuma tente as duas)
-> Alterar DNS ou Setar um fixo:
- Solução: Advanced Setup / DNS / DNS Server e Desmarcar a opção: Enable Automatic Assigned DNS e colocar o DNS Primário e Secundário Correto.
- Obs.: O 500B GII vem com um DNS Fixo e por isso as vezes não conecta ou causa queda de conexão. Atentar para isso.
-> Informações Adicionais:
Power -> Indica que o modem está ligado
ADSL -> Indica que está recebendo sinal ADSL em sua casa
DATA -> Indica a transferência de dados entre o Modem e a central telefônica
Ethernet -> Indica a transferência de dados entre o Modem e o seu computador
O led Power deve estar aceso constatimente
O led ADSL deve estar aceso constantimente tbm
O Led DATA e o Ethernet tem que piscar quando você “usar a internet” (transferir dados).
Caso seu modem esteja em Bridge, é normal que os 4 leds fiquem acesos até que você conecte-se.
-> Dicas:
~ Dica: Para saber se o modem está com problemas você pode tirar o cabo de rede e ver se a conexao coma internet vai cair, se não cair o modem está com problema. Atentar para as luzes acesa
~ Dica: Quando for fazer alguma alteração no modem desconectar ele do switch e ligar ele direto no PC desativanto anti-virus, Anti-spyware, Firewall etc.
~ Dica: Se não conseguir acesso através do browser você pode tentar pelo DOS.
~ Dica: Sempre analisar os filtros de linha para ver se estão bons.
~ Dica: Se quando desligar o modem ou esperar, ai ele volta ao nomral (conecta normal) então é Modulação
~ Dica: Se o DHCP não estiver ativo, porém não etiver funcionando pode ser a fonte do seu modem (sim, a que liga ele na energia)
~ Dica: Se estiver tudo conectado mas não ta conseguindo navegar, atente para o DNS setado no modem ou no computador ou no roteador que disca
~Dica: Analise também sua linha telefônica aqui
~Dica: Os downloads estão normais mas as páginas estão demorando muito para abrir ou então carregando pela metade? Veja se tem cabo de rede passando junto com fio de energia
Olá
ResponderExcluirO meu modem não está funcionando nada, o Windows não reconhece, já fiz de tudo só que não adianta, O que eu faço ?
já tentou trocar de modem para ver se adianta?
ResponderExcluirou reveja as configuração da placa de rede.